Lentes de Contato

A adaptação de lentes de contato é um ato médico, pois envolve o contato direto das lentes sobre a córnea e pode interferir significativamente em seu metabolismo, o que, na pratica, pode resultar em complicações oculares. Portanto, o oftalmologista é o profissional mais preparado para fazer a adaptação das suas lentes com critério e segurança. Por esse motivo, o paciente deve estar ciente de que será examinado para saber se é portador de alguma alteração ocular que impeça ou interfira no uso das lentes. Alem disso, serão analisadas varias características oculares para que seja escolhida a lente mais adequada para o seu caso.

Adaptar lentes de contato se inicia no momento em que o potencial usuário realiza a consulta oftalmológica e se estende durante todo o período em que este paciente for usuário das lentes. São necessários retornos e novas consultas periódicas com o oftalmologista para que o usuário possa fazer uso das lentes dentro das melhores condições e não pare de usá-las por falta de acompanhamento adequado.

É sempre bom lembrar que:

  • Receita de óculos não é receita de lentes de contato. As características da lente são obtidas após um teste especifico e são levados em considerações outros exames oftalmológicos.
  • Todo usuário de lentes de contato deve ter um óculos. Eles devem ser usados em situações inesperadas (perda da lente, conjuntivites, irritações) e também para o uso em casa quando não estiver com as lentes.

INSTRUÇÕES PARA USO E CONSERVAÇÃO DE LENTES DE CONTATO

A manutenção das lentes de contato tornou-se, atualmente, um procedimento simples e prático, mas que deve ser feito de forma correta e rotineira.

Toda lente deve passar por um processo de manutenção que inclua o uso de produtos adequados, limpeza diária e desinfecção.
A manutenção correta das lentes é essencial para a prevenção de complicações infecciosas, tóxicas e alérgicas, sendo imprescindível para que seu uso seja confortável.

icon-lentes-01

AS MÃOS

  • Antes de manusear suas lentes, lave e enxágue bem as mãos com água e sabão;
  • Use toalhas limpas, se possível de papel, evitando a retenção de partículas nas mãos;
  • Mantenha as unhas curtas e limpas.

A PIA

  • O local de manuseio das lentes deve ser limpo e iluminado, e deve ficar longe de área de risco de contaminação como vaso sanitário
  • Cuidado com o ralo da pia

O ESTOJO

  • Limpe semanalmente o estojo de conservação com água corrente, sem sabão.
  • Troque o estojo periodicamente, a cada 6 meses
  • Evite encher muito com o produto de manutenção, para que não corra o risco de prender a borda da lente na tampa.

OS PRODUTOS DA MANUTENÇÃO

  • Utiliza somente produtos indicados pelo seu oftalmologista;
  • A solução deve ser trocada no estojo todos os dias;
  • As lentes devem ser limpas todos os dias após o uso. Aplique algumas gotas de solução sobre a lente, friccione suavemente contras a palma da mão e então enxágue com o próprio produto e coloque as lentes no estojo, imersa na solução multiuso;
  • Ao retirar as lentes do estojo para serem usadas, enxágue-as com a solução multiuso;
  • Não utilize água ou soro fisiológico.

LUBRIFICAÇÃO

  • Existem colírios apropriados para serem utilizados com lentes de contato. Pergunte ao seu oftalmologista qual é o mais indicado para o seu caso.
SINAIS DE ALERTA
Diante de alguns sinais de alerta, deve-se suspender o uso das lentes e entrar em contato com seu oftalmologista.

  • Dor persistente, que não melhora com a retirada das lentes;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Embaçamento ou turvação da visão;
  • Presença de secreção ocular.

MITOS E VERDADES

Lentes de contato são todas iguais?

Mito. Existem diferentes tipos de lentes de contato: rígida, gelatinosas e híbrida. O médico poderá identificar e recomendar a lente de acordo com seu exame. Existem lentes de contato especiais especificas para pacientes portadores de ceratocone e outras alterações corneanas.

Lentes de contato não devem ser usadas durante o sono?

Verdade. Ao dormir com as lentes, o paciente castiga a córnea, pois diminui a chegada de oxigênio e aumenta o risco de complicações. Pequenos períodos de sono ou cochilo são permitidos.

Quem tem astigmatismo não pode usar lentes de contato?

Mito. Atualmente, as lentes de contato podem corrigir qualquer refração visual (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia).

Lentes de contato não podem ser utilizadas em viagens de avião?

Mito. Não há problemas em utilizar em viagens de avião. Porém, se o voo passar de 4 horas, é recomendado que se retire as lentes ou utilize um colírio lubrificante, pois o ar que circula dentro do avião é muito seco e pode gerar desconforto ocular.

Os usuários de lentes de contato devem manter um par de óculos reserva?

Verdade. É necessário para uso em casos de irritação ocular como conjuntivite e outras. E para utilização em casa ou momentos em que deseje ficar sem as lentes.

Lentes de Contato podem se perder dentro do olho?

Mito. As lentes podem até se deslocar e sair do lugar correto, porém não existe possibilidade delas irem para atrás do olho.

Óculos de grau são melhores que lentes de contato para corrigir a visão?

Mito. As duas opções são eficientes para a correção. Dependendo do caso as lentes de contato podem ser até melhores.

Lentes de contato podem causar desconforto durante a gravidez?

Verdade. Na gravidez, pode haver uma alteração de filme lacrimal ocasionando maior sensação de olho seco e visão embaçada, o que pode levar a intolerância ao uso das lentes de contato ou necessidade de uso de colírios lubrificantes.

Lentes de contato podem estacionar ou curar a miopia?

Mito. O uso das lentes de contato não provoca mudanças na refração do paciente, podendo ocorrer aumento ou diminuição do grau independente do seu uso.

Lentes de contato coloridas não possuem grau de correção?

Mito. Como qualquer outra lente, as coloridas podem ter grau de correção visual, além de sua função estética para mudança da cor dos olhos.

Pode aplicar maquiagem usando as lentes de contato?

Verdade. As lentes de contato devem ser colocadas e retiradas antes de aplicar ou retirar a maquiagem. Dessa forma evita-se sujar as lentes.

Lentes de contato podem ser utilizadas na prática de esportes?

Verdade. O uso em esportes é permitido, mas deve-se tomar cuidado com esportes com impactos que podem deslocar ou mesmo cair as lentes.

Pode-se utilizar as lentes em piscina ou na praia?

Mito. As lentes não devem ser utilizadas em esportes ou lazer em água como piscina, rios, lagos e praias, pois aumentam os riscos de contaminação e consequentemente infecções oculares.