Não deixe que a conjuntivite atrapalhe suas férias neste Verão!

O verão começou às 13h28 de hoje, 21 de dezembro 2017. Nessa época, a maioria das pessoas aproveitam as férias para viajar em busca de diversão, piscinas e praias.

Além de se prevenir contra os riscos que o sol pode causar aos olhos e a pele, é importante saber que a conjuntivite é mais frequente no verão.
 
É preciso ficar atento porque o contágio acontece de maneira muito simples. No caso das conjuntivites bacteriana e viral, a transmissão ocorre por contato direto. Portanto, alguns cuidados são essenciais para evitar a contaminação:
 
Evite aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes;
Lave com frequência o rosto e as mãos uma vez que estas são veículos importantes patogênicos;
Não coce os olhos;
Use toalhas de papel para enxugar o rosto e os olhos;
Não compartilhe o uso de produtos de maquiagem ou qualquer outro produto de beleza;
Não use colírios e pomadas sem prescrição médica.
 
Lembre-se: a inflamação acontece com mais frequência durante o verão, mas são registrados casos em todas as épocas do ano.
 
O que é a conjuntivite?
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, a conjuntivite ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. A conjuntivite pode ser aguda ou crônica, afetar um dos olhos ou os dois.
Existem vários tipos de conjuntivite: viral, bacteriana, alérgica, traumática, tóxica, química, entre outras. Algumas formas de conjuntivite podem apresentar sequelas ou a necessidade de um tratamento mais complexo por isso é importante procurar atendimento oftalmológico ao primeiro sinal do problema.

Sintomas

Sensação de areia nos olhos, secreção, lacrimejamento, vermelhidão e prurido (coceira).

Tratamento

Cada tipo de conjuntivite necessita de uma forma adequada de tratamento, portanto, evite a automedicação e busque o atendimento especializado de um oftalmologista.