Vícios de refração

Miopia

MIOPIAÉ a formação do foco de imagem em um plano anterior à retina, sendo seu oposto a hipermetropia. Nesta condição os olhos podem ver bem os objetos que estão próximos, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe. O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade. Em geral, seu grau aumenta durante o período de crescimento. As formas de correção da miopia são: óculos, lentes de contato ou cirurgia.

Hipermetropia

HIPERMETROPIAÉ a formação do foco de imagem em um plano posterior à retina, sendo seu oposto a miopia

A maioria das crianças apresenta hipermetropia, uma vez que os seus olhos normalmente são menores do que o que deveriam ser, contudo, têm um maior poder de acomodação do que os adultos, e suportam graus muito mais elevados de hipermetropia. O grau do hipermetrope, geralmente diminui com o crescimento do olho, e é comum assistir a pessoas que necessitavam de óculos durante a infância, mas que deixaram de usá-los na idade adulta.

A hipermetropia pode ser corrigida através do uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia.

Astigmatismo

ASTIGMATISMOÉ um erro refrativo causado pelo formato irregular da córnea ou do cristalino, formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferenciados, podendo estar associado à miopia ou hipermetropia. Neste caso tanto os objetos próximos como os distantes ficam distorcidos. O uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia podem corrigir o astigmatismo.

Presbiopia

Conhecida popularmente como “vista cansada”, manifesta-se geralmente a partir dos 40 anos, criando uma dificuldade para enxergar de perto mesmo com o uso de correção para longe. Isto acontece devido a diminuição da capacidade de acomodação (focalização) do cristalino. O uso de óculos ou lentes de contato são formas de correção da presbiopia.