A catarata é o processo de opacificação do cristalino (lente natural do olho), normalmente incolor e transparente, que tem como objetivo focalizar os objetos que enxergamos. Esse problema acomete milhões de pessoas e é a maior causa de cegueira tratável no mundo.
Quais as causas?
A principal causa é a senilidade, ou seja, o envelhecimento natural do ser humano levando a opacificação gradual do cristalino que começa a gerar piora progressiva da visão.
Outras causas menos freqüente são: congênita (a criança já nasce com catarata); traumatismos na região dos olhos; distúrbios metabólicos como diabetes e outros, algumas doenças oculares, secundária a uso de alguns medicamentos e outros.
Quais os sintomas?
Os sintomas mais frequentes da catarata são: diminuição da acuidade visual, sensação de visão “nublada ou enevoada”, sensibilidade maior à luz, visão noturna comprometida, cores que parecem desbotadas ou amareladas e mudança frequente da refração.
Em casos avançados, a catarata pode ser vista no centro da pupila como uma mancha branca ou amarelada.
Terei necessidade de usar óculos depois da operação?
A melhora em qualidade de vida dos pacientes operados de catarata na atualidade é excelente. A maioria dos pacientes pode realizar as atividades normais de visão distante sem necessidade de óculos.
Uma opção para não ser necessária a utilização de óculos para perto após a cirurgia é o implante de lente intra-ocular multifocal, que tende a diminuir a dependência dos óculos.
Como descobrir se tenho catarata?
Deve-se procurar um médico oftalmologista que ira fazer um exame cuidadoso e completo dos olhos, excluindo outras doenças oculares como glaucoma, doença da córnea e retina, e outros.
No Brasil, esse procedimento passou a ser considerado como banal, fácil e de baixa complexidade. No entanto, a cirurgia de catarata não pode ser encarada de forma simples e corriqueira.
A cirurgia de catarata é um procedimento altamente seguro, porem exige precisão e habilidade. De forma genérica, o procedimento consiste na retirada de uma lente natural (o cristalino) para a colocação de uma lente intra-ocular (uma espécie de óculos dentro dos olhos).
Como é o tratamento de Catarata?
O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, no qual se realiza a substituição do cristalino fosco por uma lente intra-ocular (artificial). Não existe nenhum outro meio cientificamente comprovado de tratamento.
A anestesia rotineiramente empregada é obtida por meio de colírios e anestesia local e todo o procedimento acompanhado por anestesiologistas.
1º – Pequena incisão nos olhos de cerca de 2,0 a 2,75 mm por onde é feita a remoção em pequenos pedaços utilizando o equipamento de facoemulsificação.
2º – Implante da lente intra-ocular dobrável.