É uma doença das pálpebras caracterizada pela inflamação das margens palpebrais provocando, na maioria das vezes, vermelhidão ocular e coceira e irritação das pálpebras nos dois olhos. É frequentemente confundida com conjuntivite porque causa vermelhidão ocular. Por ocorrer repetidamente, sendo de natureza crônica, acaba sendo a principal causa de conjuntivite repetitiva em pessoas de mais idade. Alguns pacientes pensam ter olho seco, devido à sensação de maior viscosidade no olho ou sensação de areia.
A blefarite pode ser causada por acúmulo de gordura (seborreia), bactéria, reações alérgicas a maquiagem ou produtos de limpeza de lentes de contato. Algumas vezes, apresenta-se associada a outros problemas dermatológicos.
Sintomas:
– Nos olhos: ardência, vermelhidão, lacrimejamento, sensação de corpo estranho, maior sensibilidade à luz
– Nas pálpebras: aparência oleosa, presença de casquinhas, vermelhidão, coceira e inchaço nas bordas palpebrais.
– Nos cílios: crostas de casquinhas ou secreção ao acordar, perda de cílios e crescimento dos cílios na direção errada.
Tratamento:
O mais importante é a limpeza rotineira das pálpebras. Quando os sintomas estão fortes, pode-se fazer a limpeza duas ou três vezes ao dia.
Limpeza das pálpebras:
- Uma vez por dia, na hora do banho, já com as mãos bem limpas aplique uma gotinha de shampoo antialérgico para bebês na ponta de um dos seus dedos e gentilmente esfregue os cílios. Sem apertar os olhos, faça uma massagem de cima para baixo nas pálpebras superiores e de baixo para cima nas pálpebras inferiores. Enxágue bem.
- Se necessário, o oftalmologista prescreverá um gel de limpeza específico.
- Compressas mornassobre as pálpebras por uns 5 minutos, seguidas por uma leve massagem como a descrita acima, também trazem alívio nas fases mais agudas.
Conforme o aspecto das pálpebras e dos olhos e a intensidade dos sintomas, o médico poderá prescrever colírios lubrificantes, pomadas oftálmicas antibióticas, colírios com esteroides (que devem ser usados por um curto período de tempo para não causarem efeitos colaterais) e suplementos vitamínicos, como o óleo de linhaça, o qual ajuda na lubrificação dos olhos e aumenta a sensação de conforto por conter Omega 3, óleo que melhora o funcionamento de pequenas glândulas localizadas nas pálpebras.
Complicações: perda de cílios, calázios de repetição e deformações das bordas palpebrais.