Miopia
Miopia é uma condição na qual o olho é incapaz de enxergar à distância com clareza. Isso é devido ao formato do olho míope, em que a imagem se forma antes da retina. É normalmente tratada com óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia a laser. As lentes corretivas não curam ou revertem a miopia, mas sim, compensam o erro de refração, fazendo com que a imagem foque sobre a retina.
Hipermetropia
A hipermetropia trata-se de um erro de refração que faz com que os raios luminosos que vão em direção dos olhos se encontrem num foco atrás da retina e não em cima, como deveria ser. Dessa forma, a capacidade refratária é alterada em relação aos olhos com visão normal.
Os principais sintomas são visão embraçada para perto, dor de cabeça, sensação de peso ao redor dos olhos, lacrimejamento, ardor e vermelhidão.
A hipermetropia pode ser corrigida através do uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa personalizada.
Astigmatismo
O astigmatismo é um erro refracional causado por diferentes curvaturas corneanas ou por irregularidades na córnea, formando a imagem em planos diferentes o que ocasiona a distorção da mesma.
Os principais sintomas são visão ruim de objetos próximos e distantes, que podem ficar distorcidos e desfocados, dificuldades em enxergar contornos e linhas retas com boa definição, sensação de ardor e dor de cabeça.
O uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa podem corrigir o astigmatismo.
Presbiopia
Mais conhecida como vista cansada, a presbiopia é o nome dado à perda de capacidade visual para focalizar objetos próximos. Ela ocorre, em geral, a partir dos 40 anos de idade, quando a lente interna do olho, responsável pelo foco de perto, denominada cristalino, começa a perder a elasticidade para regular o foco, afetando a visão de objetos que estão próximos.
Os principais sinais da presbiopia são: dificuldade para leitura com maior nitidez e conforto, diminuição da capacidade de foco em objetos próximos, fadiga ocular, dor de cabeça.
Tratamento
Não há cura para a presbiopia, mas ela pode ser corrigida com óculos, lentes de contato ou cirurgia. Em alguns casos, a adição de lentes bifocais a uma prescrição de óculos existente é suficiente. Conforme a capacidade de foco para perto piora, a prescrição bifocal precisa ser reforçada.
• A cirurgia facorefrativa é a mais indicada para corrigir a presbiopia. Nesta cirurgia, o cristalino é substituído por uma pequena lente artificial que é implantada dentro do olho. Esta lente especial tem a capacidade de corrigir o grau para longe e para perto, possibilitando uma boa visão, sem a necessidade de uso de óculos na maior parte do tempo.